Abrir a tampa e borrifar o perfume na pele é só o começo de uma viagem olfativa que conta com três escalas surpreendentes. Saiba mais sobre o que cada uma delas reserva para você.
Já percebeu que o perfume aplicado pela manhã não é o mesmo que esta na sua pele no fim do dia?
Diferentemente do que muita gente pensa, isso não tem nada a ver com a qualidade do produto. Trata-se de uma mudança natural, já que cada nota que compõe a fragrância evapora em um tempo predeterminado, de acordo com os ingredientes utilizados- quanto maior a densidade, mais o aroma vai durar. Ou seja, alguns, como a lavanda, são muito voláteis e evaporam rapidamente. Já os amadeirados, como o âmbar e o musk, agem ao contrário e ficam um tempo maior na cútis.

Pirâmide Olfativa
Notas de saída
Também chamadas de notas de cabeça, evaporam rápido.Duram no máximo 10 minutos, por isso são as primeiras a serem percebidas. Geralmente, são cítricas , herbais e frescas e compõem entre 10% e 20% da fórmula. Exemplos: Bergamota, laranja, manjericão alecrim, capim-limão e lavanda.
Notas de coração
Conhecidas ainda como notas de corpo, representam cerca de 40% da composição aromática e permanecem por até 4 horas na pele, daí elas serem consideradas a alma do perfume. As mais típicas são as flores, folhas e especiarias . Exemplos: Lírio, violeta, muguet, maracujá , framboesa, canela, noz-moscada e pimenta-rosa.
Notas de fundo
São as que demoram mais para evaporar, dependendo do ingrediente, pode levar de seis a oito horas! Por causa disso, elas são as últimas a serem sentidas e as que permanecem por mais tempo na pele. Fazem parte dessa seleção as madeiras, os musk e os ambarados. Exemplos: sândalo, cedro, vetiver, patchuli, musk , âmbar, e vanila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário