Brasileiro gasta R$ 112 por mês com
produtos de beleza, diz pesquisa. O consumidor brasileiro gasta, em média, R$ 112 por mês com produtos de beleza e higiene pessoal. O dado consta de um estudo divulgado na segunda-feira (03/09) pela consultoria de varejo GS&MD – Gouvêa de Souza. |
A pesquisa foi feita com 400 consumidores, sendo
que 70% eram mulheres. Além disso, 32 comerciantes de farmácias, perfumarias
e supermercados, entre outros canais de venda, também participaram da
pesquisa.
O estudo considerou quatro faixas de gastos mensais
com esse tipo de produto: até R$ 50 (gasto médio de 30% dos entrevistados);
de R$ 51 a R$ 100 (40%); de R$ 101 a R$ 150 (10%); e acima de R$ 150 (20% do
total).
Segundo os dados da GS&MD – Gouvêa de Souza, o
setor faturou R$ 73,5 bilhões em 2011. Desse valor, 59,5% foram movimentados
pela classe média emergente, de acordo com a consultoria.
O Sudeste concentrou quase metade do faturamento:
R$ 34,1 bilhões. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (R$ 16,1 bilhões),
Sul (R$ 11,1 bilhões), Centro-Oeste (R$ 6,4 bilhões) e Norte (R$ 5,9
bilhões).
O principal motivo que leva o consumidor a comprar
esse tipo de produto é "sentir-se bonito", resposta dada por 43,5%
dos entrevistados.
A pesquisa mostra que os consumidores se importam
muito com a marca desses produtos. Segundo os dados, 72% só compram produtos
de marcas conhecidas. Cerca de 77% dos consumidores, por exemplo, escolhem o
desodorante pela marca.
A maior parte dos consumidores (81,5% do total) é
fiel às suas marcas preferidas. A maioria usa os mesmos produtos há pelo
menos dois anos. Ainda segundo o estudo, 80% fazem as compras sempre na mesma
loja.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário